Produtos

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Chá de maçã, canela, cravo e gengibre


Quando tenho alguma maçã que acaba ficando mais velha ou murcha, faço um chá. Não gosto de colocar as coisas fora.
Fiz este chá com uma maçã picada, um pau de canela, uns 4 ou 5 cravos da índia e umas 3 rodelinhas de gengibre. Levei a ferver um pouco e ponto.
O gengibre dá um saborzinho um pouco diferente do chá tradicional de maçã e canela. Experimente!

Pizza brotinho


Comprei esta massa de pizza congelada já, na Demetra Orgânicos. Mas você mesmo pode fazer, já postei aqui uma receita bem boa de massa de pizza.
Coloquei molho de tomate pronto, cogumelos frescos fatiados, mandiokejo preparado conforme a embalagem, tomates picados, azeitonas e orégano. Forno por 30 minutos e pronto.
Janta rápida e fácil.
Viu, nem só de salada vivem os vegetarianos....hehhehe...

Hamburguer de legumes


Cozinhe
1 batata média sem casca e picada grosseiramente
1 cenoura média picada grosseiramente
Depois de moles já, acrescente um punhado de vagens bem picadinhas e deixe cozinhar mais 5 minutos.
Escorra a água, amasse tudo com um garfo (a vagem não fica se desmanchando). Acrescente:
1 colher (sopa) de linhaça triturada
6 colheres (sopa) aveia em flocos ou farinha de aveia
3 colheres (sopa) semente de girassol
Misture bem e forme pequenos bolinhos e passe em flocos de milho sem açúcar (corn flakes) (não precisa passar em ovo nem nada pois os flocos se grudam no bolinho bem fácil.
Aí é só levar ao forno para assar por uns 40 minutos. Se quiser também dá para fritar.
Como a receita rende bastante, eu congelei alguns para comermos outro dia.

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Sushi de abobrinhas


Tirei esta receita do site www.menuvegano.com.br . Até quem não é vegetariano gostou da receita. Claro que a minha adaptada, mas ficou muito bom.
Fatiei uma abobrinha de comprido, lavei bem cada pedaço e sequei. Aí levei para uma frigideira antiaderente com um um pouco de manteiga ghee mas acredito que com um pingo de óleo deve ficar ótimo também para dar uma tostadinha dos dois lados. Escorri em papel toalha para secar um pouco da água que a abobrinha solta.
No processador de alimentos, coloquei um pedaço de tofu que eu tinha (uns 50 gr talvez), 4 pedaços de tomate seco (que eu tinha feito dos meus últimos tomates no começo deste ano), umas 3 colheres do azeite em que o tomate seco estava e um pouco de sal e orégano. Triturei bem e coloquei como recheio das abobrinhas bem enroladas. Claro que não rendeu muito, mas como eu não sabia se ia ficar bom ou não, achei melhor não arriscar na quantidade.
Levei ao forno por 15 minutos e pronto!

Suco de abacaxi com coco


Este é bem simples de fazer e fica muito saboroso!!! É quase uma vitamina!
Usei um abacaxi picado, coloquei dentro do liquidificador. Acrescentei 1 copo de leite de coco e 1 xícara de açúcar e umas 6 folhas de hortelã para dar uma refrescada no sabor. Bati bem. Se quiser pode coar ou se gostar mais grosso pode tomar sem coar mesmo. É uma piña colada bem mais light (do que a com leite condensado) e sem álcool. Experimente!

Muffins com Mirtilos


Inventei essa receita na pressa uma noite dessas. Ficou tão bom, mas tão bom, que fiquei muito mas muito feliz em ter anotado a receita, hehehe....
Bati no liquidificador:
3 ovos caipiras (de galinhas criadas soltas, tratadas a milho e criadas sem crueldade)
1 copo de leite de coco
1/4 copo de água
1 pitada de sal
1/2 copo de óleo
1 copo de açúcar
1 colher (sopa) fermento em pó
2 xícaras de farinha de trigo
Depois de batido misturei mais ou menos 1 xícara de mirtilos (eu tinha congelados, mas se você tiver frescos, melhor ainda).
Aí, despejei em forminhas de papel que estavam dentro de uma forma de muffins e levei para assar por uns 30 minutos em forno médio.
Acredito que se você misturar qualquer fruta pequena (amorinhas, banana picada, maçã picadinha, framboesas.....) deve ficar bom também.
Ficaram super macios..... experimente também!

Cookie vegan e sem glúten


Lembram muito biscoitos amanteigados, porém, sem nada de manteiga! E ainda por cima super funcional e saudável. Retirei esta receita do site www.menuvegano.com.br. Muito gostoso. Experimente também!
Ingredientes:
1 xícara amêndoas cruas
1 xícara quinua em flocos
1 xícara farinha de arroz
1 colher (sopa) amido milho
1 colher (chá) canela em pó
1 pitada de sal
1/4 xícara melado de cana
1/2 xícara óleo
Talvez precise colocar um pouco de água para dar liga.
Geleia de frutas para pôr no meio (usei geleia de amoras que eu mesma fiz das minhas amorinhas)
Misturar todos os ingredientes, fazer bolinhas e dar uma achatada com o dedo e colocar um pouquinho de geleia no buraco. Levar ao forno para assar por 30 a 40 minutos.

Abobrinhas a milanesa


Receitinha bem simples e rapidinha:
Fatiei a abobrinha, e passei no amido de milho misturado com sal e fritei em frigideira anti-aderente com um pouquinho de óleo.
Um ótimo acompanhamento.

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Suco de manga com limão


Como vocês já sabem, eu gosto de testar sabores e misturas diferentes. Desta vez resolvi fazer um suco com uma manga, e o suco de 3 limões pequenos. Bati tudo no liquidificador e coei. O azedinho do limão deu uma "vida" a mais à manga. Pode adoçar se quiser. Sucos de frutas sempre é mil vezes melhor e mais saudável que os de caixinha industrializados ou aqueles tenebrosos pózinhos em que se mistura água (que na verdade não deixa de ser açúcar, corante a aromatizante (ou seja, calorias vazias que só fazem mal).

Quiche de alho poró e brócolis (vegana)


Receita adaptada do site www.menuvegano.com.br.
Ingredientes para a massa:
1 e 1/2 xícara de farinha de trigo branca
1/2 xícara de farinha de trigo integral
4 colheres (sopa) creme vegetal (acredito que dê para substituir por gordura de coco sem problemas)
sal a gosto
Misture tudo até virar uma farofa e espalhe em uma forma de fundo falso cobrindo todo o fundo e um pouco das laterais.
Para o recheio:
2 alhos porós fatiados (apenas a parte branca) - os meus eram orgânicos, portanto bem menores que os "convencionais"
1 cabeça de brócolis picada e cozida no vapor
1 tomate picado
orégano a gosto
Misture tudo e coloque sobre a massa na forma. Por cima ainda coloquei mandiokejo cremoso (feito conforme instruções da embalagem (que você encontra para comprar no site www.quebracabecaveg.com.br - eles entregam em todo o Brasil).
Coloquei no forno por uns 40 minutos. Ficou bem gostoso. E o mandiokejo deixa o recheio mais unido e com mais cara de quiche (mas sem ovos e sem creme de leite).
Experimente!

Fábrica de Laticínios fechada em Santa Catarina

Li esta reportagem através do site Vista-se. Olhe só o absurdo! Encontraram Nitrito no leite! E sabe onde se encontra isso? No adubo químico colocado no pasto que a vaca come. E 18 crianças internadas por intoxicação (porque tem organismo frágil e apresentam os sintomas logo, pois nos adultos, a longo prazo causa câncer). Hoje em dia é cada vez mais complicado tomar leite (ainda mais industrializado que não se tem a menor ideia do que as vacas consomem ou de como são tratadas). Abaixo vai a reportagem completa, dê uma olhada:

"SC: Autoridades interditam fábrica de leite
Posted: 24 Sep 2012 06:44 AM PDT

Foi detectada presença de nitrito até dez vezes superior ao máximo tolerado
Da Band | As secretarias de Saúde e de Agricultura do estado de Santa Catarina lacraram no sábado (22) a sede da empresa Papenborg Comércio de Laticínios Ltda., que produz o leite da marca Holandês, no município de Biguaçu, na região metropolitana de Florianópolis.
Até o início da tarde deste domingo (23), 18 crianças que consumiram o produto, embalado em pacotes plásticos, haviam sido internadas nos últimos dias por intoxicação, a maioria delas menores de 2 anos de idade. Dez já haviam obtido alta e oito ainda permaneciam em hospitais das regionais de Florianópolis e de Itajaí.
Laudos preliminares produzidos em laboratório pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) apontaram presença de nitrito até dez vezes superior ao máximo tolerado em amostras de leite pasteurizado produzido pela empresa.
Entre os sintomas da intoxicação por nitrito estão arroxeamento da região em volta dos lábios e falta de ar. A substância induz a oxidação do ferro da hemoglobina, o que impede o sangue de transportar oxigênio.
“Os internamentos são de crianças pequenas porque elas têm o organismo mais frágil. Em adultos, a exposição contínua ao nitrito pode causar câncer”, explicou o médico infectologista Fábio Gaudenzi, diretor de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina, em entrevista à Agência Brasil. “A substância não deveria estar presente no leite, a não ser em quantidades muito pequenas, porque ela até pode ser encontrada em adubos que, no pasto, são consumidos pelos animais.”
A intoxicação por nitrito é grave e pode levar à morte. “Os casos notificados até agora têm sido relativamente leves, mas as pessoas precisam estar atentas e procurar rapidamente os serviços médicos no caso de algum sintoma”, diz Gaudenzi.

“O que chama a atenção é o fato de que, entre os casos de internamento, há cinco crianças com menos de 6 meses e que deveriam estar sendo alimentadas exclusivamente por leite materno.”

O caso mais grave registrado até o momento é o de uma criança de 3 meses de idade. “Muitas vezes por falta de recursos financeiros, as mães utilizam um produto que não é recomendado para a idade da criança”, observa o médico infectologista. “Uma criança nessa faixa etária deveria estar sendo amamentada com leite da mãe ou consumindo um composto lácteo, que pode custar até R$ 60 a lata.”
Inicialmente, as autoridades sanitárias haviam determinado a retirada do mercado de dois lotes do leite Holandês, mas uma nova reunião realizada na tarde de sábado determinou a apreensão e a inutilização de todos os estoques do produto, produzidos até a última sexta-feira. Com prazo de validade de até cinco dias, o leite teria distribuição restrita a algumas regiões de Santa Catarina."

Cogumelos Recheados


Tenho "me descoberto" nos cogumelos. Aprecio muito o sabor do cogumelo paris ou champignon. Estes, que eram grandinhos, retirei o cabinho (quebrando mesmo com a mão sai bem fácil), piquei estes cabinhos, juntei alguns temperinhos (cebolinha, salsinha e orégano), coloquei em uma frigideira com um pingo de azeite de oliva e refoguei bem rápido. Depois coloquei dentro das cabeças dos cogumelos, e cobri com uma colherinha de mandiokejo (preparado vegetal que lembra muito o queijo, que você consegue comprar no site www.quebracabecaveg.com.br que eles entregam em todo o Brasil) e salpiquei orégano por cima. Nem coloquei sal. A travessa de vidro eu coloquei algumas gotinhas de azeite de oliva para dar mais um gostinho e não grudar. Coloquei no forno por uns 20 minutos mais ou menos, até ver que o mandiokejo estava pegando uma corzinha e pronto!
Para quem gosta de cogumelos, vai amar isso. Fácil, rápido e bem nutritivo!

Ensopado de lentilhas


Nos dias frios, nada melhor que algo quente, com caldo, não acham? Pois é, fiz essas lentilhas semana passada, ficou bem gostoso.
Coloquei 250 gr de lentilhas dentro de uma panela com bastante água para cozinhar. Depois que começou a ferver coloquei uns 2 punhados de abóbora de pescoço picada e deixei cozinhar por uns 30 minutos. Depois acrescentei 1/2 xícara de Ritto 7 cereais integrais + quinua + linhaça. Temperei com louro e manjerona, sal a gosto e deixei cozinhar mais uns 30 ou 40 minutos, até ficar tudo bem macio. Veja que a abóbora praticamente se desmanchou... ficou muito bom!!!

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Rocambole de doce de leite de soja


Receita retirada do site Vista-se. Como vocês já sabem, não sou lá muito fã dos industrializados. Mas às vezes (principalmente em épocas de TPM) dá uma vontade de comer algo doce, bem doce... então, para quem não sabe, existe doce de leite sem lactose, feito a base de soja, da empresa SOYMILK. Logo no começo achei o sabor diferente (claro, não é de leite de vaca!), mas aos poucos o paladar vai desacostumando do leite de vaca e vai se adaptando aos novos sabores. Hoje já gosto.
Bom a receita do rocambole é a seguinte:
2 xícaras de farinha de trigo (usei só integral)
2 colheres (chá) fermento em pó
1 colher (café) de bicarbonato de sódio
1 xícara de açúcar (usei demerara)
1 xícara e 1/4 xíc de água
1/2 xícara óleo vegetal
1 colher (sopa) vinagre branco
Misturei tudo muito bem. Coloquei em uma forma forrada com papel manteiga e untada com um pouco de óleo - detalhe: para a massa ficar fininha e poder enrolar, use uma forma grande - e levei para assar por uns 25 minutos em forno médio.
Deixei esfriar, tirei da forma com o papel manteiga, espalhei quase uma lata do doce de leite de soja, e com a ajuda do próprio papel manteiga comecei a enrolar. Depois de enrolado, passei mais um pouco de doce de leite de soja por cima e salpiquei mais açúcar demerara por cima.

OBS: eu sei que é bastante açúcar, mas se você vai comparar com os rocamboles industrializados ou mesmo bolos comprados prontos, com certeza a quantidade de açúcar vai ser bem maior e é certo que vai ter vários produtos químicos dentro para conservar, aromatizar, dar cor.... então, ainda prefiro o meu feito em casa. E ainda por cima é vegano, pois não vai nada de origem animal. E ficou uma delícia!

Creme de ervilhas


Um pouco demorado, mas bem fácil. E ótimo para aqueles dias frios em que o que mais a gente quer é um caldinho quente.... Bem, coloquei mais ou menos 1 xícara de ervilhas (as de pacotinho, desidratadas), com umas 3 xícaras de água em uma panela e deixei cozinhar por mais ou menos 1 hora. Aí acrescentei algumas folhas de mostarda picadas, temperos (salsa, cebolinha, manjerona, 2 folhas de louro - que foram retiradas na hora de bater...), sal e deixei cozinhar mais um pouco. Depois bati tudo com um mixer e pronto! Prefiro bater pois as ervilhas ficam em pedacinhos se não é batido, então, para ficar mais homogêneo e bonito bati com o mixer.
Todo mundo comeu e repetiu!

Batatas douradas no forno


Uma verdadeira delícia! Para o meu paladar, muito melhor do que batata frita.
Fiz assim:
Coloquei um pouco de azeite de oliva no fundo da forma de vidro, piquei grosseiramente algumas batatas, coloquei um pouco de sal marinho por cima, piquei temperinhos da minha horta (salsa, cebolinha, manjerona, alecrim...), coloquei por cima, e misturei bem. Coloquei mais um pouco de azeite de oliva por cima e levei ao forno por mais ou menos 1 hora até dourar. E pronto. Uma delícia! Macias por dentro, crocantes por fora e os temperinhos e o azeite deram um sabor todo especial!

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Vídeo ensinando a fazer leite de sementes



Agora você não tem mais desculpa para continuar tomando leite de vaca! Com qualquer noz ou semente você consegue fazer leite vegetal. A proporção para qualquer semente é de 3 a 4 xícaras de água para 1 xícara de semente.
O vídeo está em inglês, mas mesmo para quem não entende, ele é bem didático e vai conseguir fazer também.
Experimente, é muito fácil.

A "borra" do que sobrar do leite, sempre dá para usar em algum assado, bolinho, bolo.... é só usar a imaginação! Se não for usar no dia, congele a "borra" para usar outro dia.

Leite: Qual o problema em consumir leite e derivados?

"O leite de vaca não é um alimento para o ser humano. É para o filhote da vaca. Além de ser cruel para os animais, a indústria leiteira fatura bilhões em um produto que prejudica a população, embora haja uma crença de que faça bem. As vacas são exploradas a vida toda, e no final, são assassinadas. Os filhotes machos desta indústria são mortos." (http://www.vista-se.com.br/leite/)
Gostaria de divulgar a nova página do site vista-se: http://www.vista-se.com.br/leite
Nele você encontra a resposta para a pergunta acima e diversos artigos:
"Os órfãos do leite": uma investigação sobre a indústria leiteira da América do Sul
O mito do leite: médico esclarece os males que o leite de vaca pode causar à saúde
Casanova e Sonny: bebês salvos da indústria do leite
Laticínios e ovos não deveriam ser considerados produtos vegetarianos
Segundo estudo da USP, mais da metade de seu copo de leite pode estar contaminado com fezes
De que cor é o cálcio? Couve refogada tem mais cálcio que leite. Aprenda.
Programa mostra na tv destino do bezerros machos da indústria do leite e cria polêmica.
E muito mais....
Dê uma olhada e reflita sobre o que você já sabia e sobre o que ainda não sabia...

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Pavê de pêssego


Peguei esta receita do site www.menuvegano.com.br , porém dei uma leve adpatada de acordo com o que eu achei que ficaria mais gostoso.
Você vai precisar de:
Uma lata de pêssegos em calda
Um pacote de biscoitos tipo maisena
E para o creme branco:
400 ml leite de soja
200 ml leite de coco
200 ml calda do pêssego
1 lata leite condensado de soja
5 colher (sopa) amido de milho
Colocar tudo em uma panela e cozinhar até engrossar e ferver.
Ir fazendo camadas dentro de uma forma de vidro com creme branco, biscoitos, pêssegos picados, mais creme, biscoitos, pêssegos e por último creme branco.
Coloquei um pouco de coco laminado que eu tinha para ficar mais bonito.
E ficou tão bom que rapidinho acabou!!!

Tudo o que você queria (ou não) saber sobre os Petit Suisse


Extraído do site: http://www.asdeliciasdodudu.com.br/2012/06/tudo-que-voce-queria-saber-ou-nao-sobre.html

 "Tudo que você queria saber (ou não) sobre os Petit suisse.





Quem não se lembra do comercial do famoso danoninho vale por um bifinho?
(Por favor, todas lembram né? senão vou me sentir muito velha...rsrrs) 


Para quem não se lembra ou que nunca viu, o video tá ai...




O vídeo é de 1989... 


Ao contrário do que anunciava a propaganda ele não vale por um bifinho nem por 1 iogurtinho, porque na verdade ele não pode ser considerado iogurte, o danoninho é um petit suisse, que seria um queijo "fresco" acrescido de um monte de porcarias. 

Qual a diferença de iogurte e petit suisse?

O processo de produção: que consiste na pasteurização, na fermentação e na concentração do leite de vaca, até que se torne um queijo fresco, não maturado.  Diferentemente do iogurte, na fabricação do petit suisse inclui-se a etapa de concentração da massa, com a retirada do soro do leite, o que resulta em uma consistência mais densa e um teor maior de proteína e cálcio. (só que não rsrs)




Dá uma olhadinha nos ingredientes que vêm no rótulo:


LEITE DESNATADO, XAROPE DE AÇÚCAR, PREPARADO DE MORANGO (ÁGUA, FRUTOSE, POLPA DE MORANGO, CÁLCIO, FÓSFORO, AÇÚCAR, AMIDO MODIFICADO, ZINCO, FERRO, VITAMINAS D E E, ESTABILIZANTES GOMA XANTANA, GOMA CARRAGENA E CARBOXIMETILCELULOSE, ACIDULANTES ÁCIDO TARTÁRICO E ÁCIDO CÍTRICO, AROMATIZANTE, CONSERVADOR SORBATO DE POTÁSSIO E CORANTE NATURAL CARMIM), CREME DE LEITE, CÁLCIO, CLORETO DE CÁLCIO, FERMENTO LÁCTEO, QUIMOSINA E ESTABILIZANTES GOMA GUAR, CARBOXIMETILCELULOSE, GOMA CARRAGENA E GOMA XANTANA. CONTÉM GLÚTEN. PODE CONTER TRAÇOS DE CASTANHA DE CAJU.

E mais, em uma pesquisa realizada pela associação brasileira dos direitos do consumidor, revelou que ele tem muito mais corantes e muito mais açúcar do que se imagina, e ao contrário do que anunciam não tem a quantidade de vitaminas e ferro falada. (segue abaixo a pesquisa)

Pesquisa Proteste sobre Petit suisse:

Açúcar demais, proteína de menos

Conforme apuramos em nosso teste, os petit suisse apresentam açúcar em excesso, o que é prejudicial à saúde das crianças, que acabam se acostumando ao paladar doce desde cedo. Se uma criança de 7 a 10 anos consumir um potinho, estará ingerindo 27% do limite diário máximo de açúcar de absorção rápida. Se tiver de 4 a 6 anos, 32%. Valor muito acima do ideal recomendado – no máximo, 10%.

Imaginem para os babys mamães, parem e pensem se vale a pena expor o filho de você a isso...

Fonte de cálcio e outros minerais

Embora sejam fontes comprovadas de minerais e proteínas, os testes provaram que os petit suisse não contêm a quantidade de minerais declarada no rótulo. Os maiores problemas foram detectados nos teores de ferro e cálcio: as quantidades informadas no rótulo eram inferiores às realmente existentes no produto.

E ainda te enganam, e você acredita?

Marcas testadas
 Batavinho        Chambinho        Danoninho        Itambezinho        Ninho Soleil     
 Parmalatinho        Vigorzinho      



Fonte: proteste


O pior  ainda é a frase: Eu dou porque o pediatra liberou...
E as mães com isso se livram da culpa para dar aos bebês...
Uma vez vi uma mãe reclamando, que o pediatra dela era péssimo, não liberava nada disso que ela ia trocar de pediatra, e então me pergunto se a culpa não é das mães que acabam perturbando a cabeça do pediatra para dar essas coisas e ele acaba "liberando" para não perder o paciente... Enfim, acabei conversando e explicando pra ela que um pediatra como dela é raridade hoje em dia... 

Uma outra coisa muito importante, a maioria das mamães vi falando que dão o danoninho ao filho, de sobremesa...
O danoninho é um produto lácteo, portanto dado após as refeição atrapalha a absorção do ferro, então além de não ser bom pra nada, ainda atrapalha o que faz bem. 

DANONINHO NÃO É SOBREMESA, É GULOSEIMA.

sobremesa é fruta.

A idade recomendada da indústria alimentícia de acordo com a necessidade diária de uma criança é de 4 anos... (Vem no rótulo do produto)



O objetivo desse meu post é mostrar que de saudável o danoninho não tem nada, que a mãe que quer dar ao filho, dê ciente de que ele não passa de uma guloseima porcaria, que não vai acrescentar em nada na vida do filho e muito pelo contrário pode até atrapalhar num futuro bem próximo...

A Nutricionista Infantil Karine N. Durães em seu blog Nutricionista Infantil disse:

Lembrando que as faixas etárias recomendadas são informadas pela INDÚSTRIA, a parte do processo que, além de outras coisas, visa lucrar com estas vendas....se a própria indústria indica, mais a orientação do pediatra e principalmente a indicação da nutricionista, você se sente segura de ofertar estes alimentos pro seu bebê, ou seu pequenino de 2 anos?
Às vezes o que eu ouço como justificativa: meu bebê come isso desde os 4 meses e é uma criança super saudável. O que eu digo é: as consequências, às vezes, não vem agora. E sempre aumenta a probabilidade do seu filho ter uma doença associada a alimentação,  comendo inadequadamente ele está mais perto de ficar doente do que a criança que come corretamente. Você quer isso pro seu pequeno? Eu não gostaria.
Se a criança não escovar os dentes, vai aparecer cárie amanhã? Ou o processo também demora um pouco? Pois é! Assim é com a alimentação (nem sempre,  a consequência também pode vir na hora como uma imunidade baixa, colesterol alto, um problema intestinal e outras cositas más!)"

Concordo com esse pensamento, e outra coisa, não é porque sua mãe te dava ou sua avó dava pra sua mãe ou você deu pro seu filho mais velho, enfim, e nunca aconteceu nada, que você também precisa fazer o mesmo...

Os estudos evoluíram, as pesquisas também... e estão ai pra quem quer seguir, e sinceramente, não entendo por que as mães fazem do danoninho algo indispensável, se na verdade ele não faria falta alguma..


A mas ele ama o danoninho...

A culpa é da mãe que oferece, se não oferecer, o bebê não vai conhecer e consequentemente não irá sentir falta e nem pedir... 
até porque depois de 4 anos com moderação ele poderá sim comer o danoninho e terá o resto da vida pra isso, não é muito tempo pra esperar é? Ainda mais quando o que está em jogo é a saúde do seu filho... 

Além de tudo isso, ainda tem o alto risco do bebê desencadear um quadro alérgico, com o danoninho.


Descobri uma coisa legal, olha só, como nós brasileiros nos contentamos com muito pouco. No japão a danone desenvolveu um "danoninho" próprio para bebês de acordo com a necessidade diária a partir de 6 meses... Olhem só:




Bom, não entendo japonês, mas pelo que li de uma brasileira que mora lá falando que é completamente diferente desse nosso... 


 Eu Li que:


"Esse danoninho foi fabricado sem açúcar e com orientação específica de pediatras, fizeram
 ate enquete e 90 % dos pais aprovaram por não ser doce, e esta escrito que pode dar sem
 medo para bebes a partir de 6 meses já que é feito de legumes e verduras, a outra coisa
 que fala e que só pode dar 1 potinho por dia ate o bebe fazer 1 aninho, depois pode dar conforme o 
 crescimento!"


Mas porque eles não fazem aqui assim também? 
sabe aquele ditado: Para que mexer em time que está ganhando?
Então, se eles começassem a perder o mercado iriam procurar melhorar rapidinho...


Enfim, vou continuar sem dar ao Dudu... e para quem quer opções saudáveis ao invés do danoninho seguem duas dicas:

Receita básica do danoninho caseiro:

1/2 pote de iogurte natural integral (sem açúcar) se puder ser feito em casa melhor ainda.
2 bananas

Bata tudo e voilá

um danoninho mais saudável 

se o seu filho já come morango

1/2 potinho de iogurte natural integral (sem açúcar)
alguns morangos

bata tudo e pronto

Dificil? não né gente... 

Podemos evitar problemas futuros de formas tão simples... que tal experimentar?

e lembrem se os melhores horários para oferecer são café da manhã ou lanche da tarde.

Fica ai minha dica."

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Scones Tradicionais sem glúten e sem leite


Eu nunca havia feito uma receita sem glúten, mas resolvi testar, já que tinha todos os ingredientes em casa. Passeando pela internet, achei esta receita. Dei uma pequena adaptada na receita original, mas ficou ótimo:
Ingredientes:
1 xícara de farinha de arroz
1 xícara de polvilho (usei o azedo)
1 colher (sopa) de açúcar
1 e 1/2 colher (chá) goma xantana (emulsificante)
1 colher (chá) fermento biológico
5 colheres (sopa) óleo de coco gelado
2 ovos (de preferência orgânicos, de galinhas criadas soltas)
1/2 xícara de passas sem sementes
1/2 xícara de leite de coco

Misture as passas ao leite e reserve.
Pré-aqueça o forno a 180 graus e forre uma assadeira com papel manteiga.
Em uma vasilha misture os ingredientes secos. Junte o óleo de coco e amasse com os dedos até incorporar a gordura na massa.
Bata as claras em neve, junte as gemas e volte a bater. Separe uma colher (sopa) para passar por cima dos scones.
Junte os ovos à massa, adicione o leite de coco e as passas. Bata um pouco com a batedeira para misturar melhor (no final eu preferi terminar de misturar com uma colher e depois com a mão para homogeneizar melhor).
Polvilhe uma superfície com um pouco de farinha de arroz e também um pouco sobre a massa. Abra-a com as mãos (depois finalizei a abertura com o rolo de macarrão para ficar mais lisinho) deixando em uma altura de uns 4cm e corte com um cortador redondo de 5 cm de diâmetro mais ou menos (usei um copinho).
Transfira-os para a assadeira preparada.
Assar por 20 a 25 minutos até ficarem levemente dourados.
Siva-os puros ou com geleia.
Ficaram muito bons mesmo. Experimente.
É bom variar a alimentação, pois creio que nossa sociedade atual se alimenta demais de glúten e ou farinhas brancas principalmente. Seu corpo vai agradecer.

Desidratador natural


Antigamente as pessoas aproveitavam a época de colheita das frutas, verduras, chás, temperos... para secá-los para poder ter fora da época. Aprendi isso com minha avó. Colhíamos o que queríamos secar, colocávamos em uma forma e levávamos ao sol. À noite, recolhemos para dentro. No dia dia, se der sol, vai a forma ao sol de novo. Esta técnica é um pouco demorada. Mas você não precisa usar desidratador nem forno. Apenas o calor do sol.
Na forma da foto, estou secando camomilas. Esta é época de colheita. E o que seco nesta época, consigo ter chá para o ano todo. Mas minha avó fazia com várias frutas (pêssego, ameixas, nectarinas, nêsperas....), apenas com o calor do sol... e quando éramos crianças ela nos dava as frutas secas no lugar de balas. Chamávamos de béssa estas frutas secas - pois uma vez pedi bala e minha avó me deu as frutas secas me dizendo que estas eram melhores que bala (béssa em alemão - desculpem se escrevo errado, mas não sei como se escreve isso), então sempre que chegava lá eu pedia béssa.
Mesmo aqui em Gramado que normalmente chove muito, tenho conseguido secar chás com sucesso. Experimente você também!

Folhado de palmito


Estes dias eu estava com pressa e resolvi usar uma massa folhada que tinha no congelador (esta que usei era da marca Leve Sabor, que é vegana). Desenrolei a massa depois de descongelada, coloquei um pouco de palmito dentro, polvilhei orégano e ainda coloquei um pouco de madiokejo (conforme instruções da embalagem para textura firme). Fechei os pastéis com a ajuda de um garfo, passei um pouco de azeite de oliva por cima com um pincel, e polvilhei sementes de gergelim e orégano. Levei ao forno até dourar.
Depois de ponto ficou assim:

Ficou bem gostoso....

domingo, 16 de setembro de 2012

Corta-biscoitos diferente

Mais uma de facebook também, mas é uma ótima idéia para que está sem cortador para biscoitos e não está com vontade de usar as mãos como moldes, hehehe....

Colheita desta manhã


Esta manhã colhemos amoras, cenouras, ervilhas e limões. Tudo cultivado por nós, sem agrotóxicos... tente você também.... faz tão bem para a alma, para o corpo poder plantar e depois colher.... e não precisa muito espaço....

Sanduíches diferentes

Gente, achei isso no facebook, mas tive que colocar aqui para que todos pudessem ver. Que idéias interessantes para as crianças não? Divirta-se.

sábado, 15 de setembro de 2012

Massa a carbonara vegana



Teve uma noite destas que eu demorava a dormir e fiquei a pensar: todas as coisas feitas de origem animal podem ser substituídas, será que eu conseguiria fazer uma massa a carbonara vegana? E fiquei pensando: a nata que eu usava eu poderia trocar por aquela receita de creme de tofu; o queijo parmesão por tofu esmigalhado; o amarelo das gemas, por açafrão, o bacon por tofu defumado.... então, na manhã seguinte resolvi colocar minha idéia em prática. Todo mundo gostou e ainda me disseram que era melhor que a original, pois não era tão gorda e pesada!!!
Fiz o seguinte:
Coloquei meio pacote de massa spaguetti para cozinhar. Peguei 50 gr de tofu defumado que eu tinha, piquei e dei uma leve fritada com um pouco de óleo vegetal.
À parte esmigalhei um pedaço de tofu com o garfo para ficar bem esfarelado mesmo. Com este tofu esmigalhado, coloquei uma colher (chá) açafrão, 2 colheres de creme de tofu (receita nos posts anteriores), 1 colher de maionese (se não quiser utilizar uma industrializada, pode fazer a receita que passei nos posts anteriores), e sal. Misturei bem.
Quando a massa já estava cozida, retirei a água com a ajuda de um escorredor de massa, coloquei a massa de volta de panela, coloquei o molho da mistura que havia feito antes, misturei e depois coloquei o tofu defumado junto com o óleo que usei para fritá-lo. E misturei tudo. Ficou isso que vocês podem ver na foto acima. Eu mesma me surpreendi, pois não imaginava que ficaria tão bom....
Experimente também fazer invenções na cozinha!

Maionese Vegana

Claro que existem as maioneses veganas prontas para comprar. Mas esta é bem fácil de fazer e dá super certo, já fiz várias vezes. Coloque dentro do liquidificador:
100 ml leite de soja (uso culinário ou feito em casa)
suco de 1 limão
sal e pimenta a gosto
Bater no liquidificador e ir acrescentando óleo até dar o ponto de maionese (até fechar o buraquinho do meio, ou o liquidificador parar de bater).
Você pode incrementar sua maionese, colocando temperos verdes, azeitonas... enfim, o que sua imaginação sugerir...

Creme de tofu (substituto para creme de leite ou nata)


Esta receita pode ser utilizada para substituir creme de leite ou nata, e é totalmente vegetal.
Coloque dentro de um liquidificador:
500 g de tofu soft fresco
100 ml de óleo de girassol ou soja
100 ml de água
Bater tudo até ficar com consistência de creme de leite. Caso o liquidificador tenha dificuldade em bater, vá parando, auxiliando com uma espátula ou colher e ligue novamente.

Receita extraída do site www.menuvegano.com.br

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Abobrinhas grelhadas


Eu sei que é uma coisa bem simples, mas a vida precisa de simplicidade também, e nem sempre a gente se dá conta que pode fazer uma coisa tão simples assim, natural e saudável.
Peguei uma abobrinha, lavei bem, cortei as pontas fora, lavei as pontas, e cortei em fatias grossas. Temperei com sal e orégano e coloquei no grill. Tostou de um lado, virei e tostei do outro. Detalhe: não coloque tampa no grill, senão a abobrinha solta toda a sua água e não evapora, deixando as fatias molengas. Fazendo sem a tampa fica mais al dente.... Experimente!

Cuca de Amoras


Como estamos em época de colheita de amoras, e eu com vontade de fazer experimentações, resolvi adaptar uma receita de cuca de nata que eu tinha, e fiz esta cuca. É uma cuca tipo bolo, mas ficou tão boa, mas tão boa, que saiu melhor que a original.
Primeiramente, colhi as amoras (colhi o suficiente para cobrir a cuca com elas), deixei de molho em água por uma hora mais ou menos. Fiz a massa utilizando os seguintes ingredientes:
2 ovos
2 xícaras de açúcar (eu usei o demerara)
1 xícara de gordura de coco derretida
3/4 xícara de água
2 colheres de sopa de aveia em flocos
3 xícaras de farinha de trigo (usei metade integral e metade branca)
2 colheres de sopa de fermento em pó
raspas de limão
Misturei tudo muito bem e bati um pouco com um fouet. Coloquei as amoras por cima da massa já derramada em uma forma untada, e por cima coloquei a farofa:
1 colher (sopa) óleo
2 colheres (sopa) açúcar
1 e 1/2 colher (sopa) farinha de trigo
Misturei estes 3 ingredientes até virar uma farofa e espalhei por cima das amoras. Levei ao forno médio e ficou assando por uns 50 minutos mais ou menos.
Você pode usar esta receita para fazer com qualquer recheio. Eu usei amoras porque nossa árvore tem produzido bem e quero aproveitar. Mas acredito que com qualquer fruta deva ficar bom.

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Sorvete de manga


Muito mas muito fácil. Sem açúcar, sem corantes nem conservantes.
Utilizei uma manga madura e 100ml de leite de coco. Bati no liquidificador e levei ao freezer por algumas horas. Se quiser mais uma consistência como de mousse, deixe apenas 1 hora e meia a duas horas. Se quiser congelado tipo sorvete mesmo, deixe umas 3 ou 4 horas ou mais. Fica cremoso como sorvete industrializado, mas totalmente natural. Se quiser mais natural ainda, você mesmo pode fazer seu leite de coco. Experimente!

Popover


Achei esta receita destes pães há algum tempo atrás na internet. Estava sem fermento em casa e queria fazer um pão.Esta é uma massa leve como a de panqueca, não vai fermento mas fica bem fofinha mesmo assim. Fiz em forminhas de muffins, mas existem formas específicas para fazer os popovers, que são um pouco mais altas e mais estreitas que de muffins. Bom, a receita é o seguintes:
1 xícara de farinha de trigo
1 xícara de água
3 colheres (sopa) de aveia em flocos
1 colher (sopa) óleo de coco extra virgem
2 ovos (de preferência orgânicos, de galinhas criadas soltas....)
1/2 colher (chá) de sal
1 colher (chá) açúcar
Bate tudo no liquidificador.
E o pulo do gato é: coloque um pedacinho de gordura de coco ou óleo de coco endurecido antes de despejar a massa, mas é pouquinho mesmo (uma pontinha de colher de chá em cada forminha). Isso faz toda a diferença, pois deixa a massa mais macia - da última vez que fiz, a primeira "massada" fiz sem colocar a gordura de coco (acabei esquecendo na pressa) e ficou um pouco mais dura, aí fiz uma segunda "massada" (pois meu povo gosta de um pãozinho fresco) com a gordura e ficou perfeito.
Acima está a foto que tirei, recheado com pasta de tofu, cogumelos, tomate e alface. Mas fica ótimo com glucose de milho, xarope de bordo (se você conseguir achar, vale a pena, pois é uma delícia), ou mesmo geleia! Experimente.

Adaptei a receita deste site:
http://testadoprovadoeaprovado.blogspot.com.br/2012/02/popofe-desafio-daring-bakers-fevereiro.html

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Risoto verde


Verde pelo que vai dentro....
Fritei uma cebola em um pouco de óleo, misturei 2 xícaras de arroz integral cateto, e despejei água fervendo por cima. Aí fui acrescentando (conforme ia picando as coisas, ia colocando na panela): vagem picada, um maço médio de folhas de mostarda, muita salsinha e cebolinha, e fui acertando o sal. Coloquei mais um pouco de água para terminar o cozimento e estava pronto nosso risoto.

Chá de Hibiscos com maçã

Facílimo de fazer e muito mais gostoso do que os chás de saquinho (que para mim tem todos gosto de papel). Peguei uma panelinha que só uso para chás, coloquei água (1 litro mais ou menos), 1 colher (sopa) de hibiscos secos, um punhado (mais ou menos uma mão cheia) de maçãs secas, 1 pau de canela médio, alguns cravos da índia e 3 anis estrelados. Deixei ferver por uns 2 minutos. Aí é só apreciar. Se você não quiser ter todo o trabalho de misturar as coisas cada vez, como todos os itens são desidratados, pode fazer a mistura uma vez, colocar em um pote e quando quiser, faça um pouco com a mistura já pronta!

Doce de Amoras


Já que estamos em época de colheita de amoras, resolvi fazer um doce para passar no pão. Usei umas 3 xícaras pequenas de amoras para 1 xícara pequena de açúcar. Bati as amoras no liquidificador com um pouquinho de água só para conseguir misturar melhor. Aí levei pra panela, coloquei o açúcar (pode ser demerara, mascavo, cristal.... - eu usei mascavo) e deixei cozinhando, mexendo de vez em quando para não grudar. Levou perto de uma hora para ficar no ponto.
Se quiser experimentar com outra fruta, esta proporção de 3 partes de fruta para 1 de açúcar para o meu paladar pelo menos, dá bem certo - doce na medida certa.
Peço desculpas pela foto, mas minha máquina tem dias que não quer colaborar...

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Visita inesperada


Olha só quem resolveu aparecer aqui dentro da minha cozinha ontem à noite! Vejam a riqueza nos detalhes da bichinha, os olhos, as pontas do dedinhos.... eu achei linda! Sei que rãs, sapos e pererecas causam repulsa em muita gente, mas eu pessoalmente gosto muito destes pequenos seres. A viscosidade da pele é algo muito diferente também... temos que aprender a conviver mais com a natureza... estes pequenos seres que só nos fazem bem (comem insetos) e nada de mal. Ouça mais, experimente mais, perca seu medo!

Sanduíche


Bem rapidinho, e uma delícia, e sem nada animal! Patê de tofu (usei com ervas finas), folhas de alface, tomate fatiado e cogumelo paris (ou champignon) picado dentro de um pãozinho francês (nosso famoso cacetinho). É isso! Uma delícia!

domingo, 9 de setembro de 2012

A artificialidade das coisas




Tenho visto coisas ultimamente que têm me feito pensar. Barulho, natureza, comida, animais e o Criador de todas as coisas. Parece que vivemos em um mundo que a cada dia se torna mais artificial e as pessoas cada vez mais desconectadas daquele que as criou e das outras outras criaturas.
A comida que as pessoas comem (principalmente as que tem a vida muito agitada e moram em grandes cidades, que estão sempre estressadas) é artificial. Quem come comida natural ainda? Acho que só quem consegue preparar sua própria alimentação e quem mesmo produz os ingredientes ou tem acesso direito ou semi-direto aos produtores do que consome. O mundo se torna a cada dia mais industrializado (e o Estado faz de tudo para tentar impedir que as produções caseiras e artesanais continuem, colocando cada vez mais impostos e impedimentos legais, matando o pequeno produtor). E o industrializado (em 90% dos casos) é repleto de corantes, aromatizantes, conservantes, todos artificiais!
As pessoas estão tão artificializadas, que não querem mais contato com o natural. Vejo as pessoas apavoradas com a simples idéia de ter contato com alguns animais. Prinicpalmente com aqueles "demonizados" por algumas pessoas, como rãs, sapos, aranhas, ratos.... As pessoas têm um medo, um pavor que me deixam boquiaberta: o simples toque em um animal destes causa uma repulsa sem igual em alguns seres humanos. Mas em compensação, comem e tocam em coisas artificiais o tempo todo. Acho que as pessoas não sabem (ou não querem saber) que o mundo não foi sempre assim. Que as pessoas viviam em meio aos animais (pelo menos a grande maioria delas) até 100 anos atrás (pelo menos aqui no Brasil).
Outra coisa que tem me perturbado nestes últimos tempos, é a questão do barulho. O barulho artificial, criado pelo homem. Onde moramos, ainda conseguimos ouvir os sapos, grilos e sabiás. E quando vem alguma pessoa de fora e coloca o som do carro um pouco mais alto já causa perturbação em todo o ambiente. Vejo meus animais tentando se esconder, fugindo o mais longe possível deste tipo de barulho. As pessoas estão tão acostumadas ao barulho artificial, que alguns chegam a se incomodar com o barulho da natureza.
Em que o nosso mundo está se transformando?
Eu creio que Deus criou o mundo perfeito! Talvez você não creia em Deus, não creia em nada disso. Mas a artificialidade em que o mundo está se transformando não traz bem a ninguém. As pessoas vivem em um mundo completamente artificial: barulho artificial, comida artificial, relacionamentos artificiais..... para mim isso demonstra o quando as pessoas estão distantes da criação e do Criador.
Depois que a pessoa consegue se desconectar um pouco do mundo artificial, só aí então consegue se perguntar: como é que eu vivi nisso até agora? Pense nisso: em que mundo você está vivendo? E para quê (ou para quem) está vivendo?

Bolinho de folhas e talos


Algumas folhas de brócolis e beterraba viraram estes bolinhos bem saborosos.
Piquei as folhas que tinha (3 ou 4 de beterraba e 6 ou 7 de brócolis) o mais fino que pude (com os talos junto). Acrescentei 4 colheres (sopa) de linhaça triturada, 1/2 copo de água morna, 6 colheres (sopa) de quinua, sal, cebolinha e salsinha picada, e farinha de aveia até dar o ponto.
A linhaça faz o papel do ovo, dando a liga perfeita para se fazerem os bolinhos.
Eu resolvei fritar porque estava com um pouco de pressa. Mas creio que tudo o que é frito também pode ser assado, então, acredito que possa ser assado também.
Ficaram bem gostosos e com os ingredientes que usei ainda ficou bem nutritivo.
Experimente e faça também.

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Salada de folhas e cogumelos

Salada super simples, mas muito saborosa. Rasguei algumas folhas de alface americana (da nossa horta), piquei um pouco de repolho (também da horta), estas folhas verde-escuras que não sabemos o nome (minha mãe trouxe sementes da Alemanha, mas não guardamos o pacote e ninguém sabe o nome - mas é um parente de espinafre, mas muito mais suave, levemente salgado e com um toque de avelã, deliciosa mesmo), tomate em gomos e cogumelos frescos tipo paris (champignon) fatiados. Me descobri uma apaixonada por cogumelo paris cru. Sempre refogava mas não gostava muito. Então um dia (no dia em que fiz a salada) resolvi comer um pedaço cru, já estava com cheiro tão bom, tão novinho..... e amei. Agora só consumo cru praticamente!
No dia em que eu fiz esta salada, comi sem tempero mesmo. Mas aí fica ao gosto de cada um, colocar um azeite de oliva, um aceto balsâmico.... simplesmente delicioso!