Produtos

domingo, 21 de setembro de 2014

Dicas de lugares para comer na Serra Gaúcha 2 - Cambará do Sul

Fomos para Cambará do Sul, visitar os canyons. Como ficaríamos 2 dias, precisávamos de lugar para dormir (e comer). Encontramos a Pousada Vila Ecológica.
Foto retirada do blog http://vilaecologica.blogspot.com.br

Minha maior preocupação não era tanto onde dormir, mas sim onde comer.... junto com a pousada tem o restaurante (que funciona só a noite). Já havia comentado com a Érica (que é a dona da pousada que me respondia os emails) que eu sou vegetariana e que não posso consumir nada de leite (pois tenho intolerância a lactose - aprendi que dizendo isso fica mais fácil de as pessoas compreenderem minha opção alimentar e não me encherem tanto de perguntas). E ela, tão querida, prontamente me disse que daria um jeito e faria algumas coisas que eu pudesse comer no café da manhã. Até então eu não tinha me dado conta que a pousada tinha também um restaurante que funcionava a noite. No primeiro café da manhã ela conseguiu uns pães tipo wraps, e fez várias saladinhas pra mim colocar dentro (cenoura, tomate temperado, cebola...), conseguiu margarina Becel, me disse quais pães tinham leite e quais não... no segundo dia, nos surpreendeu com omelete... estes pequenos detalhes fazem toda a diferença!!!!
Quando chegamos lá, o marido da Érica nos informou do restaurante, e a noite fomos lá. Érica mais uma vez, me disse que sabia fazer 3 pratos veganos!!! O restaurante tem um cardápio para onívoros também, mas fiquei tão feliz com tanto empenho para poder me ajudar, que não podia deixar de compartilhar isso!!!
Na primeira noite minha janta foi essa:
Salada com alface americana, tomates, cenouras e mini milho em conserva...
E o prato principal, moqueca vegana de palmito:
Na segunda noite esqueci de tirar fotos, mas comi um macarrão verde, com manjericão e cogumelos paris frescos. Um arraso de saboroso também! E banana caramelada de sobremesa!
É tão legal de ir em um lugar onde as pessoas te entendem e não ficam questionado o porquê disso, porquê daquilo... respeitam as opiniões e decisões de vida dos outros... e sabem cozinhar! Sabem que não precisa de caldos industrializados para dar sabor, por exemplo...
Super indico tanto como pousada quanto como restaurante! Os preços também são super acessíveis, principalmente comparando-se com Gramado, onde tudo é muito caro!
Vista da porta do nosso apartamento ao entardecer...
E se você for a Cambará do Sul e achar que não achar lugar para comer por ser vegano, surpreenda-se também com a Pousada Vila Ecológica!

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Dicas de lugares para comer na Serra Gaúcha 1 - São Francisco de Paula

Depois de de já ter explorado um pouco a cidade de Gramado sobre lugares saudáveis e vegetarianos para se comer em Gramado, visitando as cidades vizinhas, consegui encontrar opções bem interessantes, e muitíssimo boas!
Minha grande descoberta em São Francisco de Paula (que aliás, não foi nem minha, mas sim da minha mãe que descobriu e me avisou) foi do Café Bistrô Sementis.
Até pouco tempo atrás, o bistrô localizava-se dentro da livraria Miragem (que também é um lugar que vale muito a pena conhecer - consegui alguns livros de culinária viva e vegana bem interessantes por lá - que nem em Gramado tem, cidade que é muito mais visitada e tem muito mais habitantes que São Chico - como os daqui chamam. Gramado tem uma livraria de nível médio, mas esta de São Chico tem 3 andares (claro que nem tudo é só livro, tem muita coisa de decoração também - é um prédio novo, mas todo feito como se fosse antigo, madeira de demolição, portas de ferro - uma verdadeira Miragem mesmo em São Francisco, onde a maioria pensa que não tem nada muito interessantes naquela cidade - ledo engano!).
Bom, voltando ao bistrô, que afinal, o blog é sobre alimentação saudável, não é mesmo?
Agora o Bistrô localiza-se na rua Pinheiro Machado, 342, ao lado da câmara de vereadores da cidade.
Serve almoço de 2a a sábado (se não estou enganada), e atendem das 10hs às 19hs.
Vale a pena ir até São Francisco de Paula só para comer a comidinha deles.
Quando nós fomos, já era meia tarde. Tomei um café expresso com leite de amêndoas MARAVILHOSO por sinal, um pastel assado recheado de brócolis e um mousse de manga com ameixa de sobremesa. Esqueci de tirar foto, mas achei a foto do mousse na fanpage deles:
www.facebook.com/bistrosementis

Junto com o café veio uma bolachinha e ainda comprei um Haribol para levar pra casa. É esse doce aí (que lembra um pé-de-moleque mais molinho e menos doce - pra mim o tradicional é meio enjoativo de tão doce):
Essa foto eu tirei em casa antes de comer o que trouxemos. 
Eles também tem uma lojinha com várias coisas muito legais e gostosas, pra quem quiser aproveitar. O pão de queijo vegano com cebola é uma verdadeira delícia (comprei prontinho congelado, foi só chegar em casa e assar).
Pra quem já pretende ir a São Francisco de Paula não deixe de passar lá. E pra quem ainda não pretendia conhecer a cidade, taí uma boa desculpa pra isso!
Os donos do Bistrô Sementis são o Clayton e a Silvia, e pra quem precisar, o telefone de lá é (54) 3244-1418.
Nos próximos dias postarei uma dica bem legal sobre Cambará do Sul.. aguardem!!!